Publicado em Deixe um comentário

FPIES, Você sabe o que é??

Por Drª Janaina Melo – Alergista e Imunologista

 

FPIES (do inglês Food Protein Induced Enterocolitis Syndrome), que significa Síndrome da Enterocolite Induzida por Proteína Alimentar, é uma hipersensibilidade gastrointestinal a alimentos, não mediada por IgE.

Os alérgenos mais comuns são leite de vaca e a soja, mas qualquer alimento (mesmo aqueles supostamente hipoalergênicos, p.ex. arroz, aveia) podem causar uma reação FPIES. Normalmente começa no primeiro ano de vida.

Diferentemente da maioria das Alergias Alimentares, as reações FPIES começam 2 horas após a ingestão do alimento gatilho. Se caracterizam por vômitos abundantes e diarreia, com desidratação importante e rápida, até mesmo choque. FPIES ocorre principalmente em lactentes jovens, mas podem existir em crianças mais velhas.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da FPIES é baseado na história clínica, partindo-se do reconhecimento dos sintomas, da exclusão de outras causas e do teste de provocação oral (TPO) supervisionado. Apesar do TPO ser o padrão ouro, ele pode ser dispensado em casos de reações graves e recorrentes associadas à ingestão alimentar.

TRATAMENTO:
Não existe terapia curativa até o momento.
Para FPIES Aguda, hidratação endovenosa é normalmente necessária.
Evitar terminantemente o alimento causador é a conduta a ser seguida.
Uma dieta hipoalergênica pode incluir: fórmula à base de aminoácidos livres ou fórmula à base de caseína extensamente hidrolisada.

É importante o acompanhamento do crescimento e da ingestão de nutrientes para detectar possíveis riscos nutricionais e a necessidade de intervenção. Além disso, a avaliação regular para o desenvolvimento de tolerância é necessária para evitar restrições desnecessárias, o que deve ser individualizada quanto ao alimento a ser introduzido e ao período de introdução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *