Por Drª Janaína Melo – Alergista e Imunologista
? A esofagite eosinofílica é tema que merece atenção especial, já que nos últimos anos sua incidência tem crescido! É uma doença inflamatória que afeta cada dia mais pessoas no mundo todo, tanto crianças como adultos.
É uma inflamação crônica da mucosa do esôfago causada por um tipo específico de glóbulos brancos chamados eosinófilos, causando dificuldade em engolir, engasgo, vômitos, refluxo gastresofágico, tosse ou dor no peito.
➡ SINTOMAS:
Os sintomas variam de acordo com a faixa etária:
✅Lactentes, por recusa alimentar, irritabilidade, vômitos e baixo ganho de peso;
✅Crianças, por dor abdominal, vômitos, sintomas de refluxo gastroesofágico, aversão à alimentação e também déficit de ganho de peso e crescimento;
✅Adolescentes, por disfagia, impacto alimentar no esôfago, náuseas, sintomas de refluxo e dieta bem limitada;
✅Adultos, por disfagia e impacto alimentar no esôfago, além de sintomas de queimação e refluxo.
Estudos apontam que leite, trigo, ovos, soja, nozes e frutos do mar são as causas mais frequentes, entretanto não há um padrão comum para todos os pacientes. ? ??
O diagnóstico deve ser feito pelo alergista/imunologista ou gastroenterologista e leva em conta uma investigação clínica muito apurada, bem como exames específicos, como endoscopia digestiva com biopsia.
?Uma dica é quando o paciente tem os sintomas de refluxo mas as medicações de tratamento convencional não estão resolvendo.
Siga nossas redes sociais e mantenha-se informado:
https://www.facebook.com/semrestricaoarmazem
https://www.instagram.com/semrestricaoarmazem
Conheça também nossa loja virtual, e aproveite as promoções de Natal:
www.semrestricaoarmazem.com.br