Publicado em Deixe um comentário

Como Substituir Ingredientes em Receitas: Parte 1

Por Cristiane Silveira – Nutricionista

Um dos grandes desafios de iniciarmos uma dieta de restrição alimentar quando descobrimos ter uma intolerância ou alergia alimentar é a dificuldade de saber usar corretamente os ingredientes substitutos.

A primeira e mais importante é: qualquer substituição que você fizer não garante que o resultado será o mesmo da receita original.

Tem que ir testando as preparações até dar certo algumas você vai gostar mais outras não. Nas festas que meu filho tinha que ir eu sempre preparava um brigadeiro diferente fiz de leite de coco, leite de aveia e até de aipim.

 

Como substituir farinhas em receitas

De maneira geral você precisa em sua receita de pelo menos uma parte de farinha de grãos (arroz integral, arroz branco, quinoa, amaranto, milho, etc.) e uma parte de féculas e amidos (polvilho doce, fécula de batata). Você não deve substituir farinhas de grãos por polvilhos e féculas.

Como substituir a Farinha integral: farinha de arroz integral, farinha de coco, farinha de sorgo, farinha de trigo sarraceno, farinha de chia, farinha de linhaça, farinha de milho e farinha de aveia (sem glúten).

A farinha de coco absorve bastante liquido, deixando a massa mais pesada. Portanto bolos e pães feitos com a maior parte dela tendem a ser bolos mais ressecados e menos macios.

Com relação ao fubá, você pode substituir 1 xícara de fubá por 1 xícara de farinha de trigo sarraceno, farinha de amêndoas, e farinha de grão de bico.

Já o amido de milho pode ser substituído por araruta, polvilho, fécula de mandioca ou fécula de batata na mesma proporção.

Farinha de arroz é a base da grande maioria das receitas. Como ela é uma farinha bem diferente da de trigo e tende a ressecar um pouco as massas, garantir a leveza e a fofura é recomendado usar algum amido na combinação.  Além das farinhas sem glúten, é necessário também o uso de gomas para dar elasticidade à massa. A goma xantana e a goma guar são as mais utilizadas para substituir o papel do glúten, evitam que a massa fique esfarelenta.

 

Conheça abaixo 2 misturas de farinhas sem glúten para suas receitas:

 

MISTURA DE FARINHA #1

Finalidade: pão branco, cupcakes e bolos

1 ¾ xicaras de chá de farinha de arroz branco

2 xícaras de chá de fécula de batata

1 ½ xícaras de chá de polvilho doce

2 colheres de sopa de goma xantana

 

MISTURA DE FARINHA #2

Finalidade: pão meio integral, cupcakes e bolos

1 ½ xícara de chá de farinha de arroz integral

¾ de xicara de chá de fécula de batata

1 xícara de chá de polvilho doce

1 ½ colheres de sopa de goma guar (ou xantana)

 

www.facebook.com/cristianesilveiranutricionista/

www.instagram.com/cristianesilveira_nutri/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *