Primeiramente, é vital saber que as alergias podem ser uma resposta a uma escala grande de elementos. Estes são alguns dos mais comuns:
Alergias alimentares
Estas são alergias muito comuns, especialmente na infância, e é importante identificá-las desde o início porque podem ser graves e até mesmo mortais. Os alimentos mais passíveis de alergia são: nozes e castanhas, frutas e legumes, leite, ovos, outros produtos de origem animal, e, finalmente, o glúten.
Esse tipo de alergia é a mais comum, mas também menos prejudicial em termos de efeitos. A febre do feno é o sintoma mais comum, e de acordo com estatísticas dos Estados Unidos, mais de 4 milhões de dias úteis são perdidos a cada ano devido aos efeitos das alergias sazonais. Elas ocorrem durante as mudanças nas estações do ano e como resultado da rápida mudança no clima.
Alergias a animais domésticos
Esta alergia é comumente causada por pelos de cães e gatos. Pode causar sintomas graves como prurido, lacrimejamento dos olhos e erupções cutâneas. Muitos indivíduos são alérgicos a seus animais de estimação e na maioria das vezes não sabem.
Alergia a plantas
Esse tipo de alergia é menos comum e geralmente é causada pelo pólen das plantas. Algumas das plantas relatadas com mais problemas alérgicos e que são comuns nas cidades são: amêndoa, árvores de cedro e algumas formas de grama.
Alergia de produtos químicos
Todos os anos, mais e mais pessoas tornam-se alérgicas a certos produtos de beleza, materiais de limpeza e até mesmo alimentos processados devido aos produtos químicos industriais que são adicionados.
10 Sintomas que indicam alergias
1. Nariz escorrendo
Quando seu nariz começa a correr incontrolavelmente, você tem um resfriado ou uma alergia. A diferença é geralmente notável, porque se você tiver com uma alergia seus espirros serão constantes e, no caso do resfriado, os espirros são mais controláveis.
Você também pode começar passar a ter o que é chamado de “pós gotejamento nasal”, o que significa que o líquido em seu peito goteja em sua traqueia, causando uma sensação de coceira irritante na parte de trás da garganta. Se as suas crianças demonstram este sintoma na primavera ou outono, é geralmente um sinal que eles têm alergias sazonais. Neste caso, é aconselhável entrar em contato com um médico fazer um teste apropriado e confirmar.
2. Bolsas de olheiras nos olhos
Quando você tem círculos escuros sob seus olhos, independentemente de quanto tempo você dorme à noite, este é um sinal de uma possível alergia. Normalmente, as olheiras são acompanhadas por olhos vermelhos, lacrimejantes e com coceira. Muitos destes sintomas podem ser aliviados com uma boa dose de anti-histamínicos, mas se os sintomas ainda permanecem, é importante consultar um médico para ver se a alergia é mais grave.
3. Congestão crônica
Se seu peito está congestionado regularmente, significando mais do que apenas a duração de um resfriado comum, este pode estar relacionado a sinais de alergias sazonais, a plantas ou animais. Durante reações alérgicas, o revestimento da passagem nasal pode inchar e produzir um muco extra que deixa o nariz bloqueado. Este bloqueio pode causar pressão sinusosa dolorosa entre sua testa ou até dores de cabeça. Enquanto descongestionantes podem lhe fornecer um alívio de curto prazo, é melhor consultar um médico para ver se há uma solução melhor para o longo prazo.
4. Coceira na pele
Embora a coceira pode ser apenas um sinal de pele seca, se ela não desaparecer após a aplicação de hidratantes e outros cremes, é mais provável que você tenha alguma forma de alergia. Pode ser uma reação a sabonetes, detergentes, animais de estimação, certos alimentos, roupas e outros materiais. Uma solução a curto prazo é tomar um anti-histamínico ou aplicar um creme hidratante de camomila que irá acalmar a pele. Para soluções mais eficazes, vale a pena perguntar ao seu médico uma receita de hidrocortisona ou outros medicamentos.
5. Sibilância
Um dos sintomas de alergia mais comuns, o ato de sibilos, ou sentir falta de ar, também pode ser um sintoma de uma condição mais grave conhecida como asma. No entanto, se você não tem um histórico de asma na família, vale a pena considerar que isso pode ser um sinal de alergia. A sibilância é caracterizada por um som de assobio quando você respira, que é causada pelo estreitamento de suas vias aéreas. Os sibilos podem ser muito graves, especialmente se você estiver fisicamente ativo regularmente. Portanto, se você tem esse sintoma, deve entrar em contato com um profissional de saúde ou alergista imediatamente.
6. Urticária
As urticárias nunca são um bom sinal. Essas manchas vermelhas na pele que geralmente causam coceira ou até mesmo ferem, e podem durar de horas a dias. Elas podem ser o resultado de uma reação alérgica a certos alimentos, medicamentos ou mesmo picadas de insetos. É necessário tratá-las o mais rápido possível. Um anti-histamínico vai lhe dar um alívio, entretanto, se as urticárias retornam, você pode precisar de um tratamento mais completo, como esteroides.
7. Insônia
Esta é uma das condições mais temidas, mas você talvez não imagine que pode ser uma alergia a algo. Geralmente, a insônia relacionada à alergia é o resultado de espirros constantes, prurido, tosse ou chiado que o manterão acordados e dificultarão seu adormecer.